A MORTE

As pessoas sempre tiveram um interesse sincero no futuro. Há uma histórica crença na vida após a morte. Evidências ritualísticas provam que em todo o mundo as pessoas crêem que a morte não é o fim de tudo com tudo. Perguntas como estas frequentemente são feitas: Onde estão os mortos? Existe um paraíso? Existe um lugar de sofrimento? Como é esse lugar?

Vamos entender que o homem é um ser tripartite, isto é, compõe-se de três partes – corpo, alma e espírito. I Tessalonicenses 5:23. I Tessalonicenses 5:23. A primeira parte é o ser material, as outras duas não são materiais. Com o espírito, o homem é capaz da consciência de Deus, com a alma ele é capaz de autoconsciência, com o corpo é capaz de perceber o mundo. Somente a palavra de Deus pode discernir entre a alma e o espírito. Hebreus 4:12.

Agora, na hora da morte, a alma e espírito deixam o corpo. O corpo é colocado no túmulo. No caso dos cristãos, o corpo é descrito como “dormindo”, Atos 7:59,60, 8:2, enquanto os incrédulos são chamados de mortos. A alma e o espírito nunca dormem. Se a pessoa que morreu era salva, a alma e o espírito vão para um lugar de alegria e felicidade – céu. II Coríntios 5:8, Filipenses 1:21- 23. Se a pessoa estava perdida, o espírito e alma vão para um lugar de tristeza e castigo: inferno. Em Lucas 16:19-31, nosso Senhor claramente ensina que aqueles que morreram estão conscientes.

A morte não é o sono da alma. A palavra bíblica referente à morte em Cristo significa “descanso”. Não significa inconsciência. O corpo pode morrer, mas a alma e o espírito estão bem acordados e jamais morrerão. Morte na Bíblia sempre significa separação. Morte física é separação da alma e espírito do corpo. A morte espiritual é a separação eterna de Deus.

É importante compreender que não somos um corpo, com alma e espírito, mas uma alma e espírito possuidores de um corpo. A morte simplesmente significa, “deixei meu corpo.”