O HOMEM

Se quisermos saber a verdade sobre o homem, devemos nos voltar para a Bíblia. “A verdade é o que Deus diz sobre um assunto”. A Bíblia nos conta sobre a criação humana, a natureza, e sua relação com outros seres. O homem é o ponto focal da criação. Toda a terra está sujeita a ele. Gênesis 1:26. No entanto, para conhecermos o homem de fato, precisamos ter a perspectiva de Deus e não idéias humanas.

I. A ORIGEM DO HOMEM

É mais que natural o fato do homem ser curioso sobre sua origem pois sempre foi assim. Várias teorias já foram desenvolvidas em diferentes momentos da história pelos filósofos. A teoria mais atual é a da evolução, que estabelece os animais inferiores como os ancestrais mais antigos do homem. Não há provas de que o homem primitivo fosse bem diferente que o moderno. O fato de sangue humano ser igual ao de todos da espécie em todo o mundo, prova que não há um processo evolucionário. Atos 17:26. O sangue animal não serve para manter a vida humana. Não podemos misturar sangue humano e animal. Dos peixes às aves, dos animais aos homens, Deus criou cada um de acordo com sua espécie. Gênesis 1:24-25.

O homem é distintivamente diferente daquele criado à imagem de Deus. “E Deus disse, façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança.” Gênesis 1:26-27.

Deus criou o primeiro homem do pó da terra. Gênesis 2:7. No entanto, através da história, Deus tem criado os seres humanos das seguintes formas: (A) Por concepção entre um homem e uma mulher. (B) Sem ajuda da mulher, por ex: Eva (C) Sem um homem ou mulher, por ex: Adão. (D) Sem a ajuda de um homem, por uma mulher, como Cristo. Esta é outra prova do poder de Deus sobre a vida.

Deus diz com relação ao homem, “…e os que criei para minha glória, e que formei, e fiz.”Isaías 43:7. Então a questão é “Qual o propósito do homem?” A melhor resposta, “O propósito do homem é glorificar a Deus”.

II. A NATUREZA DO HOMEM

Qualquer pessoa que já testemunhou a morte de alguém compreende com clareza que o homem tem um corpo físico, e também alma e espírito.Num momento se está vivo…no outro já se foi. Mesmo assim seu corpo ainda permanece. Mas o princípio da vida já não existe; um corpo morto é o que resta. A Bíblia ensina que o homem é composto de três elementos: corpo, alma e espírito. I Tessalonicenses 5:23. Enquanto é difícil para nós distinguirmos entre alma e espírito, uma vez que ambos contrastam com o corpo físico, a Bíblia mostra que há diferenças. Uma planta é um corpo sem alma ou espírito. Um animal tem corpo e alma, mas não tem espírito. O homem é corpo, alma e espírito. A alma distingue o ser vivo de um morto. O espírito do homem torna possível ter comunhão e se relacionar com Deus.

O homem é a única criatura que pode orar. A oração é uma prática universal. Das tribos mais atrasadas às civilizações mais adiantadas, a oração é comum a todos os homens. Por que? Você já viu um macaco agradecer a Deus por suas bananas? Da mesma forma, o homem é a única criatura com consciência. Você já viu um macaco sentir-se culpado por roubar cocos de outro macaco ou por cometer adultério? O homem é o único. A história nos mostra com riqueza de detalhes os testemunhos daqueles que foram esmagados pelo peso de terem cometido erros. Romanos 1:18-32. Os animais tomam decisões baseadas em seus instintos. Somente o homem pode tomar decisões baseadas na razão.

Quando o homem caído torna-se cristão, ele recebe o Espírito Santo habitando nele. Nós recebemos a velha natureza pela queda de satanás que por sua vez trouxe a queda à raça humana através de Adão. Se nos achegarmos a Ele em fé, recebendo-o como nosso salvador pessoal, Ele literalmente, na pessoa do Espírito Santo, vem residir em nossas vidas. A essa altura recebemos a nova natureza, que é “Cristo em vós, esperança da glória.” Colossenses 1:27.

A alma é o centro das paixões e emoções. O termo espírito inclui nossa habilidade de saber e raciocinar. O homem é responsável diante de Deus e seu maior dever é descobrir o que Deus quer dele, e fazê-lo. Essas duas naturezas, carnal e espiritual,estão em guerra interior como nós cristãos também estamos durante toda a vida. (Mais sobre isto no capítulo “Salvação”).

III. O LIVRE ARBÍTRIO DO HOMEM

Há outros seres no universo que também foram criados por Deus. Há anjos e espíritos. Eles não têm corpos humanos e são mais poderosos que nós.Também foram criados para servir a Deus e como os homens, têm o livre arbítrio. Alguns deles caíram em pecado e desobediência. Isaías 14:12-15.

Deus poderia ter feito inúmeras máquinas para fazer sua vontade mecanicamente. Em vez disso, Eles escolheu criar seres que pudessem, se assim o desejassem, servi-lo voluntariamente e amá-lo livremente. Mal podemos entender por que Ele assim o quis, mas as evidências claramente apontam nessa direção. O homem faz suas escolhas, e Deus concede as conseqüências.

IV. O PECADO DO HOMEM

Ao criar seres livres, capazes de fazer sua vontade ou recusar-se a isso, Ele com certeza já sabia que alguns escolheriam o caminho errado. E assim foi. Um grande anjo chamado Lúcifer, agora conhecido como satanás, decidiu impor sua vontade opondo-se à vontade de Deus. O primeiro pecado não aconteceu na terra, mas no céu. Imediatamente ele foi expulso do céu. Muitos outros anjos juntaram-se a ele e foram expulsos juntamente. Daí para diante, satanás tem procurado atrapalhar os planos de Deus de todas as formas possíveis. Ao ser criado o homem com o livre-arbítrio, satanás planejou imediatamente tentá-lo a se desviar para a desobediência. Deus advertiu o homem, mas Satanás teve sucesso em atraí-lo também para o pecado. Essa bem conhecida história é narrada em Gênesis 3.

Como governador moral do universo, Deus agora não pode tolerar em sua presença qualquer ser que tenha deliberadamente desobedecido às suas ordens. Por isso Satanás foi expulso ao desafiar a vontade de Deus. O mesmo tratamento foi necessário ao homem, e assim Adão foi lançado fora da presença física de Deus. Gênesis 3:23-24.

O pecado entrou na raça humana e a natureza de Adão foi transmitida a todos os membros da raça. “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.” Romanos 5:12.Todos nós nascemos com inclinação para o pecado. Essa natureza respondeu a tentação e nós sucumbimos e tristemente pecamos contra um Deus Santo.

V. O FUTURO DO HOMEM

Assim com a Bíblia nos ensina sobre a origem do homem, como vindo das mãos de Deus, e da vergonhosa queda humana e conseqüente separação de Deus; ela também nos diz que cada homem, mulher e criança um dia ficará diante de Deus e vê-lo-ão como Juiz. “De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.” Romanos 14:12. O fato da morte tornou-se tão comum que todos já sabem que um dia vão morrer. Mas a Bíblia complementa “E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso, o juízo.” Hebreus 9:27. Deus criou o homem e revelou sua vontade através de sua palavra. Deus responsabilizará a cada pessoa por tudo que fizer. Essa vida é uma preparação preliminar para a próxima. Os homens não morrem como os animais. O espírito do homem deve voltar a Deus, seu Criador e Juiz.