O PECADO

I. O que é o pecado?

Ninguém pode ler a Bíblia sem notar a grande atenção que ela dá ao assunto do pecado, sua causa e cura. Sempre que pensamos em pecado o relacionamos ao crime e assassinato. Mas pecado, segundo a Bíblia é estar aquém da perfeição divina. Em Romanos 3:23 podemos ler: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.” A “glória de Deus” inclui o pensamento de absoluta perfeição. O pecado é portanto ficar aquém da marca e todos os homens carregam essa culpa. A Bíblia ainda se refere ao pecado das maneiras que se seguem:

A. Quebrar a lei de Deus. Romanos 5:13.

B. Rebelião contra Deus, ou transgressão. I João 3:4.

C. Impureza moral. Salmo 32:5.

D. Pensamentos malignos são pecaminosos, tanto quanto os atos malignos. Mateus 5:28.

II. A ORIGEM DO PECADO

O primeiro registro de pecado aconteceu no céu. O anjo Lúcifer tornou-se ambicioso e quis ser igual a Deus. Isaías 14:12-14. Por causa desse pecado do orgulho, ele foi lançado fora do céu, e tornou-se aquele descrito como o diabo, ou Satanás.

O primeiro caso de pecado na terra é descrito no terceiro capítulo de Gênesis. Aconteceu no jardim do Éden. Deus proibiu Adão e Eva de comerem o fruto e tornarem-se pecadores. Eles desobedeceram a Deus, comeram o fruto proibido e assim tornaram-se pecadores.

III. CONSEQÜÊNCIAS DO PECADO

A. Logo que os pais da humanidade pecaram, tornaram-se conscientes do fato de estarem nus, e tentaram esconder-se de Deus. Gênesis 3:7-8.

B. A penalidade pelo pecado é a morte. Naquele momento Adão tornou-se espiritualmente morto. Isso significa que se tornou separado de Deus, e banido de sua presença. Também ficou sujeito à morte física. Embora não morresse fisicamente imediatamente, seu corpo finalmente estaria condenado a morrer. Romanos 5:12

C. A natureza pecaminosa de Adão seria transmitida completamente à raça humana. Toda criança nascida de pais pecadores será uma pecadora de nascença, por escolha e prática. O filho mais velho de Adão, Caim foi um assassino, e o pecado começou a pesar sobre a raça humana. Porque todos os homens nascem pecadores estão todos mortos espiritualmente, e todos condenados a morrer fisicamente um dia. Leia Romanos 5:12-18 cuidadosamente nesse ponto.

D. O pecado do homem trouxe a maldição de Deus sobre toda a criação. O filho mais velho de Adão tornou-se assassino.Cardos e espinhos, por exemplo, são evidências dessa maldição. Outras evidências são mencionadas em Gênesis 3:14-19. O homem moderno tenta justificar nossa depravação como falha de caráter e erros humanos. Alguns dos psicólogos tentam nos convencer que o homem está melhorando a cada dia como conseqüência dos avanços no conhecimento e tecnologia. No entanto, não precisamos mais de provas para o pecado, quando podemos ver os cemitérios, prisões, hospitais e funerárias. Podemos chamar do que quiser, mas as lágrimas, tristeza, dor e morte são claras evidências das conseqüências do pecado. Por que o homem peca? Leia João 8:44.Tudo começa no céu e termina no inferno. Apocalipse 20:10

IV. A PENA PELO PECADO

“O salário do pecado é a morte.” Romanos 6:23. Deus pronunciou a penalidade pelo pecado como sendo a morte. Não há meios de um homem aperfeiçoar-se a ponto de estar aceitável diante de Deus. “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.” Romanos 3:23. Já vimos que isso significa a morte física e espiritual. Esse preço precisa ser pago. Deus deve punir o pecado ou providenciar um meio de limpar-nos e perdoar nossos pecados.

Enquanto um homem viver em seus pecados, ele está morto espiritualmente e sujeito à morte física. Se ainda estiver com seus pecados na morte, está sujeito à morte eterna. Isso significa que será banido eternamente da presença de Deus e sofrerá pelos seus pecados no lago de fogo. Esta é a segunda morte de Apocalipse 20:14.

V. O REMÉDIO PARA O PECADO

Deus providenciou um remédio para que o homem não precisasse sofrer o castigo eterno por seus pecados. Ele mandou seu Filho ao mundo para dar ao homem uma oportunidade de se salvar. O Senhor Jesus Cristo nasceu da virgem Maria. O nascimento virginal era absolutamente necessário para que Ele nascesse sem pecado. Por causa disso, Ele não herdou o pecado de Adão em sua natureza. Ele foi o único homem sem pecado que já existiu. Na cruz Ele voluntariamente sofreu a penalidade do pecado e satisfez plenamente todas as exigências de um Deus santo. Uma vez paga a pena pelo pecado, Deus agora pode dar a vida eterna a todo pecador que confessar essa condição e receber o Senhor Jesus Cristo como Senhor e salvador de sua vida. II Coríntios 5:21.(Esse ponto será melhor explicado no capítulo Salvação).

Quando alguém confia em Cristo, ele é salvo da pena e do poder do pecado. Mas isso não significa que nunca mais ele cometerá pecado. Significa que todos os seus pecados, do passado, presente e futuro foram perdoados e que nunca mais aquela pessoa será julgada por causa deles. Lembre-se que quando Cristo morreu, todos os seus pecados eram futuros. Em Cristo tem-se poder para viver uma vida vitoriosa sobre o pecado ao invés de viver os prazeres e o poder do pecado e de satanás.

Essa é a razão pela qual Jesus Cristo morreu na cruz. “Levando Ele mesmo em seu corpo os nosso pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça.” I Pedro 2:24.